A Tireoide é uma Glândula em formato de borboleta, que fica localizada na parte anterior do pescoço, e que envolve a traqueia. Essa glândula é responsável pela produção de dois hormônios T3 (Triiodotironina) e T4 (Tiroxina). Mas já falamos sobre isso no post anterior, se ainda não leu, clicando no link a seguir você pode saber mais sobre essa glândula: O que é Tireoide
Diferente de outras alterações hormonais que possuem alguns fatores determinantes para ocorrer, as alterações na tireoide podem acontecer em qualquer momento da vida, isso desde a primeira infância até a velhice, atingindo tanto mulheres quanto homens. Por isso é muito importante manter os exames em dia a qualquer sinal de desregulação do corpo.
O Hipertireoidismo acontece quando há uma grande quantidade de T4 livre e baixos níveis de TSH. E o Hipotireoidismo apresenta níveis de TSH acima do normal, e com o T4 Livre abaixo do esperado. Lembrando que pode variar de acordo com o sexo e idade, por isso o diagnóstico deve ser feito por um médico.
Baixe Aqui: o nosso aplicativo é compatível com Android e IOS, baixe aqui.Quais são os exames da tireoide que identificam se há alguma alteração?
Para identificar alterações na tireoide é necessário realizar um TSH e um T4 Livre, os dois são exames de sangue que medem a quantidade de hormônios na corrente sanguínea.
Exame Anti TPO (Anticorpos Antiperoxidase); Ant-tg (Anticorpos Antitireoglobulina); TRAb (Anticorpos Anti-receptores): Detectam doenças tireoidianas autoimunes.
Ultrassonografia; Punção Aspirativa por Agulha Fina e Biópsia: ajuda na identificação da natureza do nódulo de tireoide (maligno ou benigno). A ultrassonografia de tireoide é útil também para indicar e orientar o local adequado para a punção aspirativa.
Dosagem de T3 Total e/ou T3 Livre: em conjunto com o exame de T4 livrre, é um importante exame para o diagnóstico e também para determinar o seguimento do tratamento do Hipertireoidismo.
Triagem Neonatal (Teste do Pezinho): devendo ser realizado no recém-nascido entre o 3º e o 6º dia de vida. É necessário um exame confirmatório na 2º semana de vida do bebê.
Além desses exames, o autoexame pode ser feito para ajudar a identificar possíveis nódulos ou cistos na glândula.
Quando é a hora de fazer os exames da Tireoide?
A recomendação médica é que a partir dos 35 anos o exame passe a ser realizado a cada 5 anos; Para pacientes com histórico na família de alteração da tireoide; Para mulheres gestantes; E caso haja alguma alteração detectada no autoexame.
Importante ressaltar que o autoexame não substituí uma avaliação com um médico.
No Nowmed você tem acesso aos melhores profissionais da saúde por um preço acessível, e pode agendar sua consulta de forma prática, rápida e segura. Baixe o app e experimente ter a saúde na palma da sua mão.
Entre em contato conosco através do número (11) 3135-0678 ou pelo nosso site www.nowmed.com.br
0 Comentários