Tudo o que você sempre quis saber sobre Cirurgia robótica e tinha medo de perguntar



A tecnologia realmente é transformadora, em todos os campos de estudo e trabalho. Ela vem contribuindo para um avanço na sociedade muito mais veloz.
Na medicina não seria diferente, a tecnologia veio para somar e criar mais situações de recuperação rápida e eficiente para os pacientes. IAs já são testadas para avaliar diagnósticos, e as cirurgias robóticas ficam cada vez mais avançadas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos são realizadas cerca de 1 milhão de cirurgias robóticas no mundo. Mas o que são essas cirurgias e como funcionam?

A cirurgia robótica é uma técnica minimamente invasiva assistidas por robôs. Com controle de movimentos feitos por meio de Joysticks, todas as manobras são realizadas pelo médico-cirurgião, mas são executadas por um robô.

O console de controle filtra todos os movimentos do médico para evitar tremores. A técnica é precisa, e permite realizar as cirurgias via incisões cada vez menores, tornando os procedimentos operatórios menos invasivos possível.

Essa modalidade cirúrgica vem sendo realizada no Brasil já há 15 anos, e está continuamente avançando, pois tem um potencial para rápida recuperação dos pacientes por ser mais precisa e menos invasiva.

As cirurgias robóticas representam um avanço no campo da medicina cirúrgica. E os pacientes são os mais beneficiados, pois a qualidade do método diminui diversos riscos comuns a estes tipos de procedimentos, uma delas é a redução do trauma cirúrgico. Além disso, muitas outras vantagens são observadas, como:

  • Visão 3D ampliada em 10 a 15 vezes, e movimentos precisos, sem tremores ou fadiga dão mais precisão na operação;
  • Menores taxas de sangramento no intra-operatório;
  • Menos dor e/ou desconforto no pós-operatório;
  • Reduz a formação de aderências e tecidos na cicatrização;
  • Menor tempo de internação.

Esse tipo de cirurgia é aplicável em diversos casos, abrangendo o tratamento de muitas doenças, mas o maior volume de operações está ligado a Urologia, no tratamento de próstata e dos rins.

Esse cenário de avanços traz muitas possibilidades, principalmente quando a técnica vem sendo tão ampliada dentro de vários campos da medicina. Mas ainda assim, é preciso que os profissionais sejam devidamente capacitados para atuarem nessa área.

Se você quer ampliar o volume de pacientes em seu consultório, ter facilidade para administrar sua agenda e receber sem enrolação e de forma prática, o Nowmed Doctors foi feito para você. Baixe o App e experimente ter seus pacientes conectados com você!

Postar um comentário

0 Comentários